Para o sociólogo Max Weber, a ética da convicção e a ética da responsabilidade são duas éticas diferentes que orientam o comportamento de uma pessoa, dependendo da situação:
Espaço para estudos e debates sobre Construção Naval Artesanal e a emergência de progressivas tecnologias de múltiplos usos no mercado global, Desenvolvimento Local, Socio biodiversidade da Amazônia, Formação sociopolítico econômica de Igarapé-Miri e região do baixo-tocantins, Elites políticas, Arranjos Produtivos Locais, Economia Solidária, Tecnologia Social e Gestão Pública.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Ética da convicção
Orienta a conduta de quem se preocupa mais em seguir o que considera correto, independentemente dos resultados. Também conhecida como ética dos princípios ou ética afirmativa de humanidade, é uma referência teórica importante na ética.
Ética da responsabilidade
Orienta a conduta de quem se preocupa mais com os resultados para o bem geral, do que com as intenções.
Weber considerava que a ética da convicção guia o comportamento de um político na sua esfera privada, enquanto a ética da responsabilidade guia as decisões do político como governante ou legislador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MARIA DE VERDADE Pousa-se toda, Maria No varal das 22 fadas nuas, loirinhas Fostes besouro, Maria E a aba do Pierrot descosturou na bainha F...
-
Por isso, a esquerda deve meditar um pouco sobre a afirmação de Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo: É verdade que há uma guerr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário